terça-feira, 16 de março de 2010

Assassinos S/A Vol. 2


Meus caros,


é com imenso prazer que lhes trago o release, convite e resenha do Assassinos S/A Vol. 2 que será lançado pela Editora Multifoco, com organização do Frodo Oliveira e da Jana Lauxen. Não é apenas uma propaganda de um livro de contos policiais, mas "O LIVRO" que além de ser muito bem organizado, conter maravilhosos autores, euzinho aqui estou contido. hahahahahahaha. Isso mesmo, Plínio Gomes ( O Zingador) está dentro destas páginas. Mas não pára por aí, o livro tem também ilustrações - Isso é muito, isso é PÂNICO, TERROR E AFLIÇÃO. Pois bem, vejam, leiam e já podem encomendar seus exemplares. Abraço perfumado.


Assassinos S/A Vol. II


A Coletânea


Por Manuela Azevedo.


Admito: quando a escritora Jana Lauxen me pediu para ler ‘com carinho’ e ‘dar minha opinião sincera’ sobre os originais do segundo volume da coletânea de contos policiais brasileiros Assassinos S/A, que ela organiza ao lado do escritor Frodo Oliveira em parceria com a Editora Multifoco, pensei ‘ih, lá vem mais uma coletânea de ficção policial’. Mesmo assim não recusei, mais por educação do que, de fato, por curiosidade.


E agora, depois de ter lido (ou melhor, devorado ferozmente) os 20 contos, de 20 diferentes escritores brasileiros, posso afirmar com cem por cento de convicção: não se trata de mais uma coletânea de ficção policial.


Trata-se, sim, d’A Coletânea de ficção policial.


Apesar do sugestivo nome, as histórias que compõem esta coleção não são, simplesmente, sobre assassinatos, assassinos, vítimas e investigadores. Além da superficialidade meramente chocante que muitos textos do gênero costumam proporcionar, os assassinos de Jana Lauxen e Frodo Oliveira imergem intensamente na sagacidade do crime, em seus motivos (ou na falta deles) e na mente doentia e arguciosa de seus matadores.


A violência não é gratuita; é elaborada, fidedigna, eqüitativa, quase sincera.


Não encontraremos no segundo volume desta coletânea detetives usando sobretudos e lupas, e nem artimanhas literárias que buscam somente e tão somente assombrar o leitor. Até porque, como sabemos, chocar é fácil, basta apelar. Mas Jana, Frodo e seus autores não apelam. Eles entram, sem bater na porta nem pedir licença, na mente de um matador, e sem procurar justificar seus crimes e atrocidades, apenas nos apresentam o assassino por dentro – por dentro, inclusive, de nós mesmos, nobres cidadãos.


Telefonei para Jana e dei minha sentença:


- É fenomenal!


E ela me respondeu:


- Tem mais!


Ela falava das ilustrações.


Assassinos S/A Vol. II não é apenas A Coletânea de contos de ficção policial. É também A Coletânea de contos de ficção policial ilustrada. E digo mais: divinamente ilustrada.


Jana escalou uma baita seleção de ilustradores, como Mario Cau, responsável pela sensacional capa da edição, Jota Fox, M. Watcher, Rodrigo Molina, Giovana Milanezi e Daniel Faccio.


Feito. O time estava completo.


Por isso, caros leitores, se posso oferecer um singelo porém sincero conselho, digo-lhes: dêem uma chance para esta que é A Coletânea de contos policiais brasileiros ilustrada. Permitam que Jana Lauxen, Frodo Oliveira e sua trupe entrem em suas cabeças também, e os levem a conhecer a sociedade secreta de seus assassinos, e de seus crimes (im)perfeitos, acidentais, elaborados, premeditados, ocasionais.


Contudo não se assustem com o que encontrarão ali, dentro do livro.


Conforme descreveu a própria Jana na apresentação da edição, estamos todos ‘ingenuamente protegidos pelas páginas impressas que separam a ficção da realidade’.


Além do que, como disse Hassan Sabbah, fundador da Ordem dos Assassinos, seita ismaelita que, entre o final do século XI e a metade do XIII, trouxe terror e pânico à região do Oriente Médio: nada é verdade.


Logo, tudo é permitido.



Nenhum comentário:

Parte de mim - o que vira escrita...

Os que me olham, me sentem e me acomapanham

Contador de visitas

Contador de visitas